ITeCons
ITeCons
UC
Caminho › itecons.uc.pt › Formação e Eventos › Edifícios de Habitação (REH) - DL118/2013 de 20 de Agosto – Curso de Formação para Projectistas e novos Peritos Qualificados do SCE
Formação e Eventos
Referência: C105
Ano de criação: 2017
Carga horária: 30

Coordenação
Prof. Nuno Simões

 

+INFO / REGISTOS [9ª Edição] ITeCons, Coimbra, a agendar brevemente

Edifícios de Habitação (REH) - DL118/2013 de 20 de Agosto – Curso de Formação para Projectistas e novos Peritos Qualificados do SCE

A aplicação do Decreto-lei n.º 118/2013 de 20 de Agosto, na vertente do Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH), implica um conhecimento, não apenas da metodologia de cálculo preconizada no referido Decreto-lei, despachos e portarias associados, mas também de um conjunto de conceitos que servem de base à aplicação dessa mesma metodologia.
Pretende-se com o presente curso de formação, destinado a estudantes e técnicos com formação superior em engenharias ou arquitectura, dotar os formandos dos conhecimentos e ferramentas necessários para que possam aplicar de forma consistente a metodologia de cálculo preconizada no referido regulamento (REH).
Este curso de formação, com uma duração de 30 horas, distribuídas por componentes teórica, teórico-prática e prática, será lecionado pelo Prof. Nuno Simões (da FCTUC), pela Eng.ª Catarina Serra (do ITeCons e doutoranda da FCTUC), pela Eng.ª Joana Prata (do ITeCons e doutoranda da FCTUC), pelo Eng.º Nilton Oliveira (do ITeCons) e pelo Eng.º Vítor Gil (do ITeCons).

9ª Edição - A agendar brevemente.

Objectivos

A correcta aplicação da metodologia de cálculo preconizada no Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH) impõe um conhecimento aprofundado não apenas dos regulamentos, despachos e portarias associados, mas também do funcionamento dos próprios edifícios, tanto em termos térmicos como em termos de desempenho energético. Impõe ainda o conhecimento de alguns conceitos base e de cálculo de alguns parâmetros térmicos necessários à aplicação do próprio regulamento.
Pretende-se assim, com a presente formação, em primeiro lugar, recordar e aprofundar os referidos conceitos base e cálculo de parâmetros térmicos, os quais foram já adquiridos durante o percurso académico. Em segundo lugar, mostrar de que forma está estruturada a regulamentação actualmente em vigor e explicar a metodologia de cálculo subjacente à determinação do desempenho energético dos edifícios de habitação.
Como apenas a prática permite uma consolidação efectiva dos conhecimentos, este curso terá, para além da componente teórica e teórico-prática, uma componente prática para aplicação em contexto real dos conceitos e metodologia de cálculo.
Optou-se por leccionar o curso com um desfasamento temporal entre as primeiras 22,5 horas de formação (componentes teórica e teórico-prática) e as últimas 7,5 horas (componente prática), de modo a permitir aos formandos uma pré-consolidação dos conhecimentos, acompanhada da facultativa aplicação das metodologias a um caso prático, antes da conclusão do período formativo.

Destinatários

Estudantes, recém formados e técnicos com formação superior em engenharia (civil, mecânica, electrotécnica e ambiente) ou arquitectura.

Programa

Dia 1:
     9:00 – Recepção de participantes;
     9:15 – Enquadramento e estrutura do DL118/2013;
     10:15 – Introdução ao REH;
     11:15 – Pausa para café;
     11:30 – Parâmetros térmicos (1.ª parte);
     13:00 – Pausa para almoço;
     14:30 – Parâmetros térmicos (2.ª parte);
     16:30 – Pausa para café;
     16:45 – Parâmetros térmicos (3.ª parte);
     18:00 – Final do 1.º dia.
Dia 2:
     9:00 – Zonamento climático;
     9:30 – Perdas por ventilação;
     11:15 – Pausa para café;
     11:30 – Perdas por ventilação (continuação);
     13:00 – Pausa para almoço;
     14:30 – Necessidades Energéticas;
     16:30 – Pausa para café;
     16:45 – Requisitos para Novos Edifícios e Sujeitos a Intervenções;
     18:00 – Final do 2.º dia.
Dia 3:
     9:00 – Simplificações aplicáveis aos edifícios existentes e grandes intervenções;
     11:15 – Pausa para café;
     11:30 – Simplificações aplicáveis aos edifícios existentes e grandes intervenções (continuação);
     13:00 – Pausa para almoço;
     14:30 – Apresentação de um caso prático de aplicação do REH (Folha de cálculo de aplicação do REH; SCE.ER);
     16:30 – Pausa para café;
     16:45 – Apresentação de um caso prático de aplicação do REH (continuação);
     18:00 – Final do 3.º dia.
Dia 4:
     9:00 – Realização de um caso prático de aplicação do REH (Marcação de envolventes; Cálculo de parâmetros térmicos);
     11:00 – Pausa para café;
     11:15 – Realização de um caso prático de aplicação do REH (Verificação do cumprimento dos requisitos mínimos de qualidade; Cálculo do Esolar; Verificação do cumprimento dos requisitos energéticos);
     13:00 – Pausa para almoço;
     14:30 – Realização de um caso prático de aplicação do REH (Análise crítica de resultados; Estudo de medidas de melhoria):
     15:00 – Resolução de questões;
     16:00 – Pausa para café;
     16:30 – Resolução de questões (continuação);
     18:00 – Final da formação.


Custos / Horário | Inscrever

Requisitos

Formação superior (concluída ou em curso) em engenharia (civil, mecânica, electrotécnica e ambiente) ou arquitectura;
Computador portátil para as componentes práticas da formação (dias 2, 3 e 4).
  • Img_C105
Tome Nota