ITeCons
ITeCons
UC
Caminho › itecons.uc.pt › Formação e Eventos › Curso para aplicadores de sistemas ETICS Secil Argamassas
Formação e Eventos
Referência: CAT01
Ano de criação: 2017
Carga horária: 8

Coordenação
Prof. Nuno Simões

 

Documentos Regulamento_CAT_ITeCons  (407 KB)

 

+INFO / REGISTOS [6ª Edição] Instalações da Secil Argamassas, em 29/11/2017

Curso para aplicadores de sistemas ETICS Secil Argamassas

Para responder às crescentes necessidades de conforto higrotérmico, associadas às preocupações com a redução do consumo de energia para climatização, é imprescindível isolar termicamente a envolvente dos edifícios, de modo a minimizar as trocas de calor com o exterior.
Neste enquadramento, o ETICS - Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior - constitui uma das soluções mais aplicadas para se obter fachadas com elevado desempenho térmico. Este método consiste na aplicação de um isolamento térmico sobre a face exterior de uma parede, sobre o qual será aplicado um reboco fino armado e revestido finalmente com sistemas de pintura ou outros revestimentos decorativos e de proteção com resistência mecânica adequada.
Este sistema pode ser utilizado praticamente em todo o tipo de construção, nova ou antiga, industrial, comercial ou residencial.
Dadas as vantagens deste sistema, é importante dotar os aplicadores da correta aplicação deste novo sistema e reconhecer tal competência. Assim, em conjunto com a Secil Argamassas, instruiu-se a presente ação de formação que se destina a aplicadores do sistema de ETICS e que prevê a emissão de um Certificado de Aptidão Técnica ITeCons. A ação de formação terá uma duração de 8 horas e incluirá uma componente teórica e uma componente prática. Para obtenção do Certificado de Aptidão Técnica será necessário a submissão a uma prova de avaliação de conhecimentos.

Objectivos

A ação de formação terá um carácter essencialmente prático. Numa primeira fase pretende-se dotar os formandos de conhecimentos teórico-práticos que possibilitem compreender as particularidades do sistema de ETICS, de modo a garantir uma aplicação consistente e correta, promovendo a qualidade e durabilidade do sistema. Terá como objetivo adicional alertar os formandos para os erros mais comuns e modo de os evitar. Fará parte da componente teórica a apresentação das características fundamentais dos produtos a selecionar.
A componente prática privilegiará a execução de pormenores deste sistema (por exemplo, como proceder junto às janelas, cantos, etc.).
A obtenção do Certificado de Aptidão Técnica exige a aprovação numa prova de avaliação de conhecimentos que inclui uma parte teórica e uma parte prática. Para mais informações ler regulamento (na barra lateral esquerda em "Documentos").

Destinatários

Aplicadores de sistema de isolamento térmico pelo exterior (ETICS).

As candidaturas à obtenção do Certificado de Aptidão Técnica estão sujeitas à aprovação da entidade promotora do sistema (Secil Argamassas).

Programa

09:00    Receção

09:15    Apresentação Secil Argamassas e ITeCons

09:30    Exigências para os edifícios (térmica, acústica e incêndio)

11:00    Pausa

11:15    Soluções Térmicas: Argamassas térmicas e ETICS (composição e metodologia de aplicação)

12:30    Qualidade da aplicação do sistema ETICS (projeto e comportamento)

13:00    Almoço

14:00    Aplicação prática do Sistema ETICS

16:45    Pausa

17:00    Dúvidas e Avaliação teórica e prática

18:00    Encerramento


Horário | Inscrever


 


Consulte aqui a lista de Aplicadores de Sistemas ETICS Secil Argamassas com Certificado de Aptidão Técnica (CAT).

Requisitos

Possuir idade superior a 18 anos;
Ser detentor da escolaridade obrigatória* (de acordo com a data de nascimento);

ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA
Ensino básico e universal, obrigatório e gratuito. Actualmente abrange todas as pessoas de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, de acordo com a Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro.
A escolaridade obrigatória determina-se em função da data de nascimento dos indivíduos, nos seguintes termos:
Até 31/12/1966 - 4 anos de escolaridade;
Entre 01/01/1967 e 31/12/1980 - 6 anos de escolaridade;
A partir de 01/01/1981 - 9 anos de escolaridade.

*Casos não abrangidos pela escolaridade obrigatória deverão ser alvo de análise.
  • Img_CAT01
Tome Nota