ITeCons
ITeCons
UC
Caminho › itecons.uc.pt › Notícias › Ariston EREN - Nova ferramenta da P3E
Notícias
Ariston EREN - Nova ferramenta da P3E

Resultante de uma parceria entre o ITeCons e a Ariston Thermo, nasce a Ariston EREN, um software criado com o intuito de facilitar o cálculo da quantidade de energia renovável fornecida por uma bomba de calor na preparação de A.Q.S.

A ferramenta está disponível na plataforma P3E do ITeCons.

A interface da ferramenta permite selecionar os equipamentos da Ariston e verificar quais superam as necessidades estimadas à luz do Decreto-Lei n.º118/2013 (Decreto-Lei n.º 28/2016). Após a introdução dos dados, o cálculo do ERen é efetuado automaticamente.

A eficiência de uma bomba de calor está dependente de alguns fatores como temperatura, ambiente, humidade relativa e temperatura da água da rede. Nesta ferramenta, foram consideradas as condições de cálculo da norma EN 16147:2011 para dois pontos de ensaio e estimando-se o seu comportamento tendo por base a gama de temperaturas de funcionamento a que o equipamento fica sujeito.

O SPF foi obtido com base na média do COP horário ao longo de um ano, utilizando os ficheiros climáticos disponibilizados pelo LNEG. A eficiência das bombas de calor declarada pela ARISTON foi determinada por ensaio, tendo sido efetuada uma verificação aleatória por parte do ITeCons, laboratório acreditado para a execução de ensaios de acordo com a EN 16147:2011.

Mais informações sobre a Ariston EREN no artigo da revista Edifícios e Energia disponivel aqui.

Galeria de imagens
  • Ariston EREN
Tome Nota