ITeCons
ITeCons
UC
Caminho › itecons.uc.pt › Projetos › SCLog - Aplicação de cristais sónicos de troncos de madeira para barreiras acústicas
Projetos
Nº Projeto:
PTDC/ECM-COM/1438/2012

Data de início:
01/01/2013
Data de fim:
31/12/2015

Montante financiado:
93.729,00€

SCLog - Aplicação de cristais sónicos de troncos de madeira para barreiras acústicas

Copromotor(es)Universidade de Coimbra
ITeCons

Sumário

O principal objetivo do projeto é avaliar a possibilidade de definir soluções baseadas no conceito de cristais sónicos, incorporando elementos de madeira e aplicáveis à mitigação de ruído do tráfico.

A pesquisa neste tema ainda está no começo, e muitos investigadores ainda estão a lidar com o conceito em si e com o seu tratamento matemático e físico. Alguns trabalhos foram recentemente dirigidos para aspectos mais práticos relacionados com a execução da estratégia, e com o uso de diferentes tipos de materiais (por exemplo materiais reciclados). No que diz respeito à aplicabilidade, a atenuação de ruído ruído proveniente do tráfego é um dos objectivos desta tecnologia.

A motivação deste projeto baseia-se na definição de soluções técnicas inovadoras, fazendo uso de conceitos físicos recentes, e incorporando materiais sustentáveis​​. A escolha da madeira está relacionada com o facto de este ser um material abundante e renovável. Em termos de secções circulares várias possibilidades estão disponíveis, tendo sido identificado a rolaria de pinheiro marítimo como uma das de maior potencial.

O projeto contribuirá significativamente para o avanço científico e industrial do tema. O projeto prevê, assim, a demonstração de uma potencial nova aplicação para os recursos naturais locais abundantes em Portugal, contribuindo para a definição de soluções sustentáveis ​​para mitigar o ruído do tráfego.

Principais tarefas

  • Revisão do estado da arte (3 meses)
  • Definição de soluções de referência (4 meses)
  • Implementação de modelos computacionais (6 meses)
  • Validação experimental (6 meses)
  • Estudos paramétricos (7 meses)
  • A avaliação dos materiais e do design estrutural (4 meses)
  • Construção e teste de modelos à escala real (6 meses)
Cofinanciamento

FCT
Compete

 

Tome Nota