ITeCons
ITeCons
UC
Caminho › itecons.uc.pt › Projetos › adaptIS
Projetos

Site do projecto

Nº Projeto:
Deliberação APA n.º14/CD/2015

Data de início:
01/03/2015
Data de fim:
30/04/2016

Montante financiado:
79.672,00€
Montante de investimento:
79.672,00€

adaptIS

Enquadramento

Com o projeto "adaptIS - Plataforma colaborativa para adoção de medidas de adaptação às alterações climáticas no setor industrial e dos serviços", prevê-se o desenvolvimento de uma rede de conhecimento e experiência com vista ao diagnóstico, estudo e à consequente adoção de medidas de adaptação às alterações climáticas no setor industrial e dos serviços, com enfoque no edifício e respetivas envolventes (e.g. resiliência de estruturas e infraestruturas, drenagem de águas pluviais, eficiência energética e hídrica, qualidade do ar interior). Esta rede deverá ser articulada a partir de uma plataforma funcional independente do âmbito territorial e setorial.

O ITeCons e a ANQIP envolver-se-ão em ações de campo, nomeadamente visitas, auditorias e peritagens técnicas, junto de entidades que demonstrem essa disponibilidade e que reúnam infraestruturas adequadas aos objetivos de estudo deste projeto. Pretende-se que estas ações de diagnóstico englobem não apenas edifícios industriais e de serviços, mas, simultaneamente, parques e zonas industriais.

A informação recolhida servirá de base ao desenvolvimento de ferramentas de apoio e estabelecimento de medidas de adaptação às alterações climáticas, tendo em atenção as variáveis criticas envolvidas. Estes conteúdos serão disponibilizados na plataforma proposta com o objetivo de sensibilizar o tecido empresarial (indústria e serviços) para a necessidade de proceder à avaliação de riscos e vulnerabilidades associadas a fenómenos climáticos extremos e de adotar medidas de adaptação, apoiadas na transferência de tecnologia e na partilha de conhecimento.

Principais ações

 As principais ações do projeto são:

  • Recolha de informação e diagnóstico
  • Execução de visitas, peritagens e auditorias
  • Sistematização da informação recolhida
  • Estabelecimento de medidas de adaptação climática
  • Desenvolvimento de ferramentas de apoio
  • Realização de ações de formação e sensibilização
  • Desenvolvimento de uma plataforma funcional
  • Implementação de ferramentas de monitorização
  • Monitorização dos indicadores do projeto
  • Criação da identidade visual do projeto
  • Divulgação da plataforma e objetivos do projeto
  • Gestão e coordenação do projeto

Abrangência

Enquanto promotores deste projeto, o ITeCons e a ANQIP propõe-se a desenvolver e a promover uma plataforma multissetorial que desperte o tecido empresarial para a necessidade da avaliação de riscos e vulnerabilidades associadas a fenómenos climáticos extremos e consequente adoção de medidas de adaptação.

É intenção do promotor e parceiro deste projeto procurar a maior abrangência possível no seio das diferentes regiões e do tecido produtivo que caracteriza o nosso país, promovendo uma participação voluntária e não discriminatória.

Desta forma, empresas, entidades gestoras de parques tecnológicos/industriais, associações setoriais e entidades da administração central e local, em conjunto com entidades do sistema científico e tecnológico, serão convidadas a integrar esta plataforma e a participar de uma forma ativa na alocação de informação útil sobre a adoção de medidas para adaptação às alterações climáticas no setor da indústria e serviços.

 

Cofinanciamento

Financiamento

 

Tome Nota