ITeCons
ITeCons
UC
Caminho › itecons.uc.pt › Projetos › coMMUTe - Multifunctional Modular Train Floor
Projetos

Site do projecto

Nº Projeto:
POCI-01-0247-FEDER-003474

Data de início:
01/10/2015
Data de fim:
31/03/2018

Montante financiado:
438 861.35 €
Montante de investimento:
766 334.04 €

coMMUTe - Multifunctional Modular Train Floor

PromotorMCG - Manuel da Conceição Graça, Lda

Copromotor(es)ACC - Amorim Cork Composites, S.A.
CM - Critical Materials, S.A.
ITeCons

Enquadramento

O projeto coMMUTe tem como objetivo a conceção e desenvolvimentos de um protótipo de pavimento flutuante modular e multifuncional para interiores ferroviários, destinado aos equipamentos circulantes que fazem as ligações regionais/intercidades, onde o conforto do passageiro é um fator relevante pelo tempo de duração que está associado a este tipo de viagens.

O sistema a desenvolver apresenta uma resposta para desafios importantes colocados pelas exigências da mobilidade futura aos operadores das linhas ferroviárias, como o custo total da operação e a captação de passageiros. Para além de propor a redução do custo de montagem e do custo total do produto, esta solução garantirá o conforto ao passageiro, em termos de isolamento térmico, acústico e de vibrações, sem onerar o peso da solução. O pavimento irá ainda proporcionar calor radiante ao interior da carruagem através de um sistema de aquecimento elétrico inteligente que otimizará consumos energéticos em função da ocupação da carruagem e que será dotado de um sistema de controlo multi-zona que se encarregará de fazer autodiagnósticos de falhas e recolha de informação estatística relevante para o operador da linha.

O projeto irá ainda estudar conceitos de durabilidade adaptada às várias geografias e exigências climáticas mundiais e apostará numa conceção modular e flexível, aplicando processos de fabrico e assemblagem para redução de peso, do custo de produção e menor impacto ambiental em todo o ciclo de vida.

Espera-se que o produto final, componentes e competências de ensaio e validação do sistema, venham a integrar rapidamente o portfólio de produtos oferecidos pelas entidades do consórcio. O consórcio espera ainda com este projeto poder contribuir para a consolidação da oferta nacional de produtos e serviços num mercado com crescimento sustentado previsto a nível global até pelo menos 2020 – o ferroviário.

Cofinanciamento

COFINANCIAMENTO

 

Tome Nota