ITeCons
ITeCons
UC
Caminho › itecons.uc.pt › Projetos › ACCEPT CE MARKING
Projetos

Site do projecto

Nº Projeto:
POCI-02-0853-FEDER-016190

Data de início:
01/07/2016
Data de fim:
30/06/2018

Montante financiado:
185 079.00 €
Montante de investimento:
228 920.18 €

ACCEPT CE MARKING

PromotorITeCons

Descrição do projeto

Enquanto Organismo Notificado e Organismo de Avaliação Técnica para a marcação CE de produtos de construção, o ITeCons é confrontado diariamente com dúvidas dos fabricantes sobre o processo de marcação CE, particularmente quando estes pretendem colocar no mercado produtos de construção inovadores.

Pretende-se, com este projeto, sensibilizar os fabricantes da indústria de construção para questões essenciais do processo de marcação CE de produtos de construção, com especial enfoque nos produtos e sistemas de construção inovadores, contribuindo para a divulgação e colocação de produtos nacionais no mercado europeu. Em particular, pretende-se esclarecer quais as obrigações dos fabricantes aquando da colocação de produtos no mercado, esclarecer as dúvidas relacionados com o processo de marcação CE e contribuir para a identificação e mitigação de barreiras comerciais. Pretende-se, ainda, disponibilizar uma ferramenta que permita aos fabricantes divulgar os seus produtos com marcação CE.

Para o efeito, será criada uma Plataforma de estímulo e divulgação do processo de marcação CE de produtos de construção. A Plataforma, que se designará ACCEPT CE MARKING, será constituída por uma base de dados funcional com informação referente à marcação CE proveniente de múltiplas fontes, podendo os fabricantes obter, através de um único local, toda a informação necessária para prosseguirem com a marcação CE dos seus produtos. Esta Plataforma permitirá, simultaneamente, que os próprios fabricantes disponibilizem informação sobre os seus produtos nos quais já foi aposta a marcação CE, tornando a Plataforma num eficaz veículo de divulgação nacional e internacional de produtos de construção com marcação CE.

Com a Plataforma ACCEPT CE MARKING pretende-se potenciar a criação de produtos transacionáveis e internacionalizáveis, aumentando a vantagem competitiva das empresas produtoras, potenciando a sua entrada no mercado europeu.

Cofinanciamento

COFINANCIAMENTO

 

Tome Nota