ITeCons
ITeCons
UC
Caminho › itecons.uc.pt › Projetos › SmartCore – Desenvolvimento de painéis multifuncionais de elevada performance
Projetos

Site do projecto

Nº Projeto:
POCI-01-0247-FEDER-017759

Data de início:
01/10/2016
Data de fim:
31/03/2019

Montante financiado:
600.026,87€
Montante de investimento:
609.732,43€

SmartCore – Desenvolvimento de painéis multifuncionais de elevada performance

PromotorVicaima - Indústria de Madeiras e Derivados, S.A

Copromotor(es)Universidade de Coimbra
ITeCons

Enquadramento

Neste projeto, pretende-se conceber e desenvolver painéis multifuncionais, para sistemas de compartimentação/separação (portas técnicas, painéis/divisórias) e de encapsulamento de equipamentos, com incorporação de um núcleo isolador acústico e térmico inovador, procurando a sustentabilidade de recursos materiais e processos produtivos. As características sustentáveis dos materiais a utilizar (essencialmente madeiras e materiais derivados da floresta), com efeitos positivos no Habitat, assim como o conforto acústico e térmico que os produtos resultantes proporcionem aos ambientes construídos, associados à componente inovadora relativa à conceção (aplicação de nova tecnologia de produção) e multifuncionalidade dos painéis, contribuirão para um produto com valor acrescentado para a indústria da construção e permitirão a colocação da empresa num patamar de competitividade mais elevado a nível nacional e internacional e à diversificação de mercados.

Este projeto, com início em outubro de 2016, terá a duração de 30 meses, e envolve uma entidade empresarial e duas entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. A Vicaima, empresa que se afirma pela permanente inovação e um dos maiores fabricantes europeus de portas de interior, possui um corpo técnico especializado com experiência no desenvolvimento de novos produtos e na execução de projetos de desenvolvimento financiados. Possui competências de engenharia para redefinição e adaptação dos meios de fabrico e uma unidade de projeto/prototipagem em contexto industrial que permite uma elevada capacidade de adaptação à utilização de materiais e métodos construtivos distintos dos usuais e à execução de protótipos para ensaio. A participação da Universidade de Coimbra no presente consórcio, enquanto entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, centra-se na componente de modelação computacional das diferentes soluções a desenvolver, fazendo uso de modelos analíticos e semi-analíticos de previsão, e de modelos numéricos avançados que permitam uma simulação mais detalhada e rigorosa dessas soluções. O ITeCons, como entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional vocacionada para o desenvolvimento de novos sistemas e processos construtivos, vai recorrer à utilização dos seus próprios recursos, investigadores, conhecimento técnico e equipamentos laboratoriais para a caracterização física, química, mecânica, acústica, higrotérmica, reação ao fogo e durabilidade dos produtos.

Atividades do Projeto

  • Estudos Preparatórios e de Acompanhamento;
  • Conceção e Desenvolvimento do Material do Núcleo;
  • Industrialização e Incorporação em Produtos;
  • Validação Experimental e Avaliação de Desempenho;
  • Caraterização Final de Produto(s);
  • Promoção e Divulgação.

Principais objetivos

  • Painéis leves;
  • Painéis com espessura reduzida;
  • Elevado desempenho em termos de isolamento a sons de condução aérea, Rw;
  • Painéis multifuncionais (acústica, térmica, comportamento ao fogo, durabilidade e resistência a condições ambientais exigentes);
  • Painéis mais sustentáveis;
  • Desenvolvimento de um sistema de etiquetagem;
  • Montagens rápidas em obra.
Cofinanciamento

Cofinanciamento

 

Tome Nota